Sexta, 02 Junho 2017 09:17

Coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso participa de sessão Ordinária na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia

IMG 8526Atendendo um convite da prefeita Municipal de São Félix do Araguaia – MT; Dra. Janailza Taveira (SD), o Coordenador de Resposta e Reconstrução da Secretaria Adjunta de Proteção Defesa Civil; Washington  César Duarte e o Agente de Proteção e Defesa Civil; Leandro Oliveira, vieram à cidade de São Félix do Araguaia para orientar e repassar ao gestor local contribuir para ampliar as ações de prevenção que necessitam ser realizadas nos municípios. Já no período da noite atendendo um convite do presidente da Câmara Municipal de São Félix do Araguaia; Antonio Miranda (PP) participou como convidado da sessão desta quarta-feira (31) da câmara de vereadores de São Félix do Araguaia - MT.

O coordenador proferiu a palavra relacionada à Proteção e Defesa Civil. Washington explicou que as políticas de governo só são possíveis por meio da participação popular, necessária para criar uma cultura de prevenção. "Estamos sempre atendendo a situações de emergência. È bom estarmos em São Félix do Araguaia pela segunda vez em menos de uma nos, para buscarmos a homologação do decreto que a prefeita Janailza já providenciou, onde adiatamos o processo após a ponte de madeira cair na Estrada do Guardanapo (MT-109), localizada entre o município de Canabrava do Norte e o Distrito de Espigão do Leste (Baianos), em São Felix do Araguaia. No lugar, será construída uma ponte de concreto”, explicou.

De acordo com o coordenador Washington entre os problemas enfrentados pelos municípios e comunicados à Defesa Civil, estão pontes, bueiros e estradas afetados pelas águas. Há atoleiros impedindo, por exemplo, o tráfego dos veículos escolares, ambulâncias e outros. “Não há como prever um desastre natural, portanto é preciso que cada município tenha um coordenador e uma comissão de Defesa Civil. Somente desta maneira, a localidade estará pronta para atuar em qualquer situação que haja um sinistro e conseguirá dar a devida assistência à população o mais rápido possível”, destacou o coordenador de Resposta e Reconstrução, major Washington Duarte.

Washington fez uma  explanação da estrutura que vem sendo ampliada da Defesa Civil em São Félix do Araguaia e região destacou a importância do apoio da comunidade nos momentos de dificuldades que recentemente foi enfrentado e avaliou como positiva sua presença na Casa Legislativa e todos os temas abordados como importantes. Eu gostaria muito que o município de São Félix do Araguaia não parasse nesse processo de criar coordenadoria e colocar pessoas para trabalhar, mas sim que seja o principio de vários projetos.

O coordenador agradeceu o apoio os vereadores de São Félix do Araguaia pela votação unânime da criação de um corpo técnico para secretaria de meio ambiente do município de São Félix do Araguaia.

Na ocasião o Presidente do Legislativo vereador Antonio Miranda agradeceu o coordenador Washington, parabenizou os vereadores presentes na casa e todos presente na sessão ordinária.

Fonte: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia